Por que fazer um intercâmbio pode impulsionar sua carreira

  

 O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, com o passar do tempo a concorrência vem crescendo e quem busca conseguir a tão sonhada vaga de emprego precisa se capacitar. O inglês não é mais um diferencial como antigamente, muitas vezes é um pré-requisito para a contratação, além de ser a língua internacional. Empresas também têm exigido tanto habilidades profissionais quanto pessoais dos candidatos, e é sempre válido desenvolver ou aprimorar algumas competências. Abaixo, vamos mostrar como um intercâmbio pode te proporcionar esse crescimento para a evolução na carreira. 

Aprender outro idioma

  Saber falar inglês é imprescindível na atuação profissional e em um mundo globalizado, é a língua de comunicação interna e externa de muitas empresas, é a forma de se comunicar com o planeta. Todos já sabemos da importância, necessidade e utilidade desse idioma, não é? Um intercâmbio é uma forma muito eficiente de aprendizagem. Morando fora, você fica imerso e em contato constante com o idioma. Essa vivência faz com que a fluência seja mais rápida que estudando no Brasil. 

  Como o inglês já é um pré-requisito na conquista da maioria das vagas, por que não investir em um diferencial? Apostar em aprender um terceiro idioma, como o espanhol ou francês, faz com que você se destaque dos demais candidatos. E com um intercâmbio, o realce fica ainda maior. 

Possibilidade de trabalho e cursos técnicos

  Trabalhar em outro país durante seu intercâmbio possui diversos pontos positivos. Com a renda do trabalho, é possível arcar com os gastos mensais da permanência, podendo ficar mais tempo fora. Dificilmente a atuação profissional será a mesma que no país natal, isso prova a força de vontade de sair da zona de conforto e enfrentar algo novo, fatores importantes na análise de um candidato. Intercâmbios com trabalho voluntário também despertam o interesse dos recrutadores, além de ser uma forma de trabalhar com propósito, em algo que você acredita e julga importante. 

  Porém, existem algumas regras para trabalho no exterior. Na Austrália e Nova Zelândia é preciso de no mínimo 14 semanas de curso com 20 horas semanais de estudo, já na Irlanda, mínimo de 25 semanas de curso com 15 horas semanais de estudo, podendo trabalhar 20 horas por semana. Para o trabalho voluntário na África do Sul, por exemplo, é necessário um nível de inglês intermediário, com a possibilidade de atuar nas comunidades com crianças, em hospitais, santuários de elefantes ou animais em geral.  

  Fazer um curso técnico em seu lugar de destino é muito interessante. Existe a possibilidade de estudo em diferentes áreas. Oportunidades que dificilmente serão passadas em branco, imagina poder fazer um curso relacionado a sua área de atuação ou interesse, bacana né? Com isso você pode trazer conhecimentos aprendidos lá e aplicar aqui, isso conta muito para a carreira. 

Conhecer uma nova cultura

  Conhecer uma cultura bem diferente da sua é uma experiência incrível que o intercâmbio proporciona. Conversar com pessoas, entender esses costumes novos, são aspectos extremamente importantes no processo de quebra de crenças e preconceitos. Trazer particularidades que achou positivas dessa outra cultura com você é muito proveitoso, carregar todo esse conhecimento para sua vida profissional e pessoal a seu país. 

  Além disso, quem passa por essa vivência desenvolve habilidades pessoais, culturais e sociais, que são também soft skills, pontos cada vez mais relevantes na avaliação de um concorrente a uma vaga de emprego, às vezes até mais valorizadas que as hard skills (capacitações técnicas).

  Sendo assim, um intercâmbio ajudará (e muito) no crescimento profissional, tanto para quem pretende entrar no mercado de trabalho quanto para quem busca a evolução da carreira. Um intercambista volta com a mente mais aberta, mais respeitoso e consciente, além de várias outra atribuições técnicas como o idioma para preencher um pré requisito ou ser um diferencial. Pensa na ascensão da carreira? Se interessou em ter essa experiência de fazer um intercâmbio? Entre em contato com a gente e veja nossos próximos posts!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *